A sonda semissubmersível de sexta geração, Hunter Queen, que pertence à PRIO desde julho de 2022, completou sua primeira operação neste mês no campo de Frade, na Bacia de Campos. A embarcação possui a capacidade de perfurar em lâmina de água de até 3 mil metros e poços de até 10 mil metros, sendo capaz também de realizar operações de manutenção e melhorias em todos os campos offshore da empresa.
“A primeira operação da sonda foi um sucesso. Concluímos uma intervenção no poço MUP3B em Frade, um passo importante na viabilização de mais um poço produtor no campo”, disse o gerente de Ativos de Projetos da PRIO, Leandro Brandão. A aquisição da sonda fez parte da estratégia da companhia em busca de eficiência, elevando o nível de segurança para os colaboradores e contribuindo para a preservação do meio ambiente devido às suas tecnologias mais modernas e eficazes.
“A sonda será utilizada em todos os nossos campos a partir de agora, seja para perfuração ou manutenção de poços e da produção. Ela terá um papel estratégico no início da operação do campo de Wahoo, que tem prevista a perfuração de quatro poços produtores e dois injetores a ser iniciada no primeiro semestre de 2024”, conta o diretor de Operação da companhia Francisco Francilmar Fernandes.
O campo de Frade acabou de passar pela 2° fase da campanha de revitalização concluído também em novembro, e registrou um aumento de produção de mais de 250% desde sua aquisição. Como resultado da iniciativa, foi possível diminuir 70% da emissão de dióxido de carbono (CO2) e ampliar em até 30% o fator de recuperação desse ativo. Entre as iniciativas que viabilizaram esse aumento estão a alta performance e segurança das operações de construção dos novos poços, a otimização da instalação dos equipamentos do sistema submarino, revamp no sistema de injeção de água e melhorias no gerenciamento dos reservatórios. No momento, ele está passando por mais alguns estudos que poderão definir uma nova onda de revitalização.
A produção média deste campo no último trimestre foi de 56,6 mil barris por dia e ele é responsável por 55% da produção da PRIO. Em 2024, esse campo será interligado via 35km de tie-back com o novo ativo de Wahoo, que tem potencial estimado em 40 mil barris por dia.
(Publicado em 11/12/2023)