A Constellation, a Foresea e a Ventura, três empresas com forte atuação offshore no setor de óleo e gás, decidiram somar forças para oferecer um curso gratuito de Formação de Auxiliar de Plataforma. Voltado para candidatos de nível técnico com até dois anos de formados, a capacitação foi desenvolvida em parceria com a Firjan Senai. As inscrições para seleção começaram nesta segunda-feira (20/05) e seguem até o dia 2 de junho pelo link.
Ao todo, serão selecionados 40 candidatos que residam preferencialmente em Macaé e adjacências. A ideia é oferecer um programa de capacitação gratuito, customizado e alinhado às reais necessidades das empresas offshore, para que os alunos selecionados saiam com um perfil profissional diferenciado e preparados para serem absorvidos mais rapidamente pelo mercado. A capacitação está prevista para começar na segunda quinzena de junho, com aulas noturnas de segunda a sexta, durante 3 meses.
O auxiliar de plataforma é a função primária mais importante em uma sonda de perfuração, portanto, possui extrema relevância para o mercado. Além de aproximar os profissionais das necessidades das empresas, o curso de formação tem forte impacto social na medida em que amplia as oportunidades de ingresso no setor offshore para os jovens de Macaé e região, onde as três empresas concentram boa parte de suas operações.
Os currículos e perfis dos candidatos inscritos serão recebidos e selecionados pela consultoria Trilhar e as aulas serão ministradas no Senai de Macaé. Após a finalização da formação, os alunos estarão aptos para serem absorvidos por uma das empresas parceiras no curso ou por qualquer outra empresa com atuação no setor offshore. Essa é a terceira edição do curso, idealizado pela Constellation em parceria com a Firjan Senai. Ao todo, 80 profissionais já foram capacitados pelo projeto.
SERVIÇO:
Curso de Formação De Auxiliar de Plataforma
Inscrições (gratuitas): de 20 de maio a 2 de junho
Duração: 3 meses
Local: Macaé
Sobre a Constellation
A Constellation Oil Services é uma prestadora de serviços de perfuração altamente diferenciada devido a sua experiência única em perfuração em águas profundas e ultraprofundas e em operações terrestres em áreas remotas. Por toda sua história, a Constellation tem se mantido comprometida com o desenvolvimento da indústria do petróleo tanto brasileira quanto mundial, já tendo perfurado mais de 700 mil metros em poços offshore em ambientes desafiadores, incluindo o pré-sal brasileiro. A Constellation possui um comprovado histórico operacional com resultados consistentes, sempre comprometida com seus valores como companhia de “Segurança”, “Confiança”, “Excelência” e “Sustentabilidade”. Site.
Sobre a Foresea
A Foresea oferece soluções em perfuração offshore e conta com frota própria formada pelas sondas ODN I, ODN II, Norbe VI, Norbe VIII e Norbe IX, todas com contratos ativos. A empresa possui certificação internacional de qualidade e eficiência APIQ2 para toda frota. Atua em águas profundas e ultraprofundas para a indústria de Óleo e Gás upstream offshore no Brasil. Entre seus principais valores estão a alta performance operacional alcançada com respeito à segurança dos integrantes e meio ambiente, bem como parceria e confiança dos clientes. A companhia respeita os princípios de ESG e segue as mais rigorosas práticas ambientais, sociais e de governança. Mais informações no site.
Sobre a Ventura
A Ventura teve sua história iniciada em 1972 como Petroserv, fruto da visão e amplo conhecimento de seus fundadores, começando com a fabricação de equipamentos de perfuração e produção, em 1997 escreveu um novo capítulo, agora como Ventura, um nome que tornou a organização focada no setor de perfuração. Desde então, a Ventura vem acompanhando mudanças no mercado, e sua própria evolução está diretamente ligada às ações em busca da melhoria contínua, desde o aprimoramento nos processos de ESG aos investimentos com foco no desenvolvimento de nossos colaboradores, como promovendo a diversidade e inclusão, cursos de Inglês, estímulos para retorno e conclusão dos estudos e treinamentos, e oportunidades de crescimento individual na organização.
(Publicado em 22/05/2024)