A Ambipar e a SBM Offshore anunciaram nesta segunda-feira (11) o lançamento de uma solução para limpeza de tanques de petróleo em navios-plataformas (FPSOs). A tecnologia emprega robôs operados remotamente para executar o serviço, eliminando a necessidade de entrada de pessoas nos tanques e reduzindo riscos de acidentes em espaços confinados.
O sistema já foi utilizado em um FPSO em operação no mar. Durante o procedimento, o robô removeu resíduos oleosos pesados enquanto a equipe embarcada acompanhava o trabalho de forma remota, 24 horas por dia, a partir de um ponto seguro fora do tanque. A tecnologia busca mitigar riscos operacionais e ambientais em uma das etapas mais críticas da operação offshore.
“Essa solução robótica marca um ponto de virada para a indústria offshore. Ao automatizar um processo tradicionalmente perigoso, estamos não apenas aumentando a segurança, mas também melhorando a eficiência operacional e reduzindo o impacto ambiental. É uma demonstração clara de como inovação e responsabilidade podem caminhar juntas”, afirma o Head Global de Serviços Industriais da Ambipar, Rogério Calderaro .
Para o diretor de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de Produtos da SBM Offshore, Jaap-Harm Westhuis , a iniciativa reforça o compromisso das empresas com inovação e sustentabilidade no setor. “Estamos entusiasmados em anunciar esse acordo com a Ambipar. Juntos, estaremos na vanguarda de uma abordagem revolucionária para oferecer soluções inovadoras que eliminam riscos à vida humana durante tarefas complexas como a limpeza de tanques de petróleo em FPSOs. Essa colaboração permitirá que as empresas ofereçam condições de trabalho muito mais seguras para suas equipes, além de proteger o meio ambiente”, afirma.
(Publicado em 11/08/2025)