Um projeto muito interessante. Um exemplo que pode ser seguido por outras empresas privadas e estatais. A multinacional norueguesa Equinor e o Governo do Estado do Rio de Janeiro lançaram uma parceria para desenvolvimento da primeira iniciativa da empresa com foco em educação no Brasil. Por meio do projeto Bem-te-vi, inicialmente, cerca de 650 alunos da rede pública estadual serão contemplados até 2030. Neste primeiro ano, 40 estudantes do ensino médio da Escola Reverendo Hugh Clarence Tucker, no Morro da Providência, no Rio, participarão de atividades formativas com foco em sustentabilidade e transição energética, além de treinamentos direcionados a habilidades socioemocionais e aulas de inglês. Após se formarem, os alunos também receberão capacitações voltadas ao mercado de trabalho e bolsas de estudos para cursos técnicos ou pré-vestibular.
“Para nós, gerar valor local é contribuir, por meio dos negócios e iniciativas de nossa empresa, para o desenvolvimento da sociedade. O projeto Bem-te-vi é a realização do nosso propósito de transformar recursos naturais em energia para as pessoas e progresso para a sociedade. Estamos muito felizes em começarmos essa iniciativa e esperamos poder disponibilizar as ferramentas necessárias para que jovens talentos, como os daqui, possam alcançar suas ambições de carreira”, disse a presidente da Equinor no Brasil, Veronica Coelho.
Para o governador Cláudio Castro, essa parceria é muito importante. “Em um mundo tecnológico, nossos jovens precisam cada vez mais de qualificação profissional. Preparar os nossos estudantes para o mercado de trabalho é uma forma de proporcionar a eles mais oportunidades e também mão de obra qualificada para um setor em crescimento como o de energia.” Além de preparar estudantes para serem possíveis candidatos para ao mercado de energia, a Equinor pretende também estabelecer conexões entre os alunos formados e as vagas de emprego disponíveis no mercado. Desta forma, por meio da educação, espera-se contribuir para um aumento de renda e a melhoria da qualidade de vida de suas famílias, ao mesmo tempo em que o mercado de energia local será fortalecido com mão de obra especializada. “Essa iniciativa vai contribuir para tornar a escola mais atrativa para os jovens, reduzindo a evasão escolar e melhorando a empregabilidade. Essa parceria reforça o nosso compromisso com a qualidade da educação.” A escolha da localização para a realização do projeto não foi ao acaso. A escola selecionada para o projeto fica na Gamboa, ao lado do Morro da Providência, palco de transformações históricas que ajudaram a moldar a cultura e a identidade da cidade e dos cariocas. O Morro da Providência também é apontado por historiadores como a primeira favela do Rio.
(Publicado em 05/06/2024)