FGV vai liderar economia azul

A Fundação Getúlio Vargas assumiu um papel de protagonismo em importantes iniciativas estratégicas para a Economia Azul no Brasil com o anúncio do consórcio vencedor que será responsável pelo Planejamento Espacial Marítimo (PEM) da região Norte do Brasil. Também foi assinado o contrato para o PEM Sudeste, que será executado pelo consórcio “Sudeste Azul”, liderado pela FGV. Os estudos do PEM Norte focarão nas áreas costeiras dos estados do Maranhão, Pará e Amapá, contando com o investimento de R$ 13,3 milhões em recursos do Fundo de Estruturação de Projetos (BNDES FEP). Já para o PEM Sudeste, que receberá R$ 12 milhões em recursos do BNDES FEP, o foco será nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde se concentra 82% da economia azul brasileira, em razão das atividades portuárias, de óleo e gás e turismo.

O presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, disse que “A participação da FGV nesses projetos de Planejamento Espacial Marítimo reafirmamarinha nosso papel na pesquisa aplicada e na formulação de políticas públicas que impactam diretamente o futuro do país. A iniciativa se alinha aos direcionadores da Fundação Getulio Vargas em promover conhecimento e soluções para os grandes desafios do desenvolvimento sustentável, garantindo que o progresso econômico seja intrinsecamente ligado à responsabilidade ambiental e social, especialmente em um tema tão crítico como a economia azul”.

Esses projetos integram um esforço nacional amplo para estruturar o PEM no Brasil, compromisso assumido pelo país na Conferência da ONU para os Oceanos em 2017, com a meta de completar o mapeamento em todas as regiões do país até 2030. A iniciativa é coordenada conjuntamente pela Marinha do Brasil e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), com o apoio técnico e financeiro do BNDES e do Funbio.

 

Fonte: A FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS VAI LIDERAR CONSÓRCIO PARA INICIATIVAS DE NEGÓCIOS NA CHAMADA ECONOMIA AZUL DO BRASIL | Petronotícias

(Publicado em 15/07/2025)