A Akselos assinou um contrato com a malaia Yinson e a brasileira Enauta para a implantação a tecnologia de gêmeo digital (digital twin) no FPSO Atlanta. O projeto marca a primeira colaboração entre as três empresas e representa um marco significativo para a indústria na implantação de uma solução digital comprovada em campo para aumentar a segurança, melhorar a eficiência operacional e otimizar o gerenciamento de ativos do ciclo de vida.
De acordo com a Akselos, a sua tecnologia digital twin RB-FEA é 1000 vezes mais rápida do que as soluções de simulação legadas e permite escala e precisão ilimitadas. Isso permitirá que a equipe da Enauta integre totalmente a simulação de engenharia em tempo real em um ambiente operacional real.
“Segurança energética, integridade e confiabilidade andam de mãos dadas. Estamos entusiasmados com nossa parceria com Yinson e Enauta e esperamos ajudar a proteger esta infraestrutura energética crítica no Brasil durante todo o seu ciclo de vida. Agradeço às equipes da Enauta e da Yinson por seu apoio e confiança, e estamos ansiosos para entregar nossa tecnologia comprovada e líder do setor no FPSO de Atlanta e além”, disse o vice-presidente sênior da Akselos, John Bell (foto).
Já o engenheiro de Projetos da Enauta Ricardo Portella declarou que “ser capaz de monitorar a integridade dos ativos em tempo real é um objetivo fundamental ao selecionar o parceiro de monitoramento da saúde estrutural para o FPSO de Atlanta”. Ele acrescentou que a Akselos demonstrou “sua capacidade única de fornecer um gêmeo digital estrutural confiável”.
(Publicado em 21/09/2023)