O Ibama concedeu licença de instalação para o trecho terrestre de 4 km do gasoduto do projeto Raia, operado pela Equinor no pré-sal da Bacia de Campos. A autorização inclui também a Estação de Recebimento do Gás. A parte terrestre da linha será instalada em uma faixa de dutos existente em Macaé (RJ). O trecho marítimo, de 200 km, recebeu aval em julho.
O desenvolvimento do Projeto Raia envolve investimentos de US$ 9 bilhões, com potencial para a criação de 50 mil novas oportunidades de empregos diretos e indiretos durante toda a sua vida útil. O empreendimento compreende três descobertas diferentes na região do pré-sal da Bacia de Campos: Pão de Açúcar, Gávea e Seat, que contêm reservas recuperáveis de gás natural e óleo/condensado superiores a 1 bilhão de barris de óleo equivalente (boe).
O projeto prevê produção por poços ligados a um FPSO com capacidade para processar 126 mil barris por dia de óleo/condensado e exportar até 16 milhões de m³ por dia de gás. O escoamento do gás será feito pelo gasoduto offshore até Cabiúnas, em Macaé, enquanto os líquidos serão retirados por navios. O consórcio do projeto é formado por Equinor (35%), Repsol Sinopec (35%) e Petrobrás (30%).
Fonte: IBAMA EMITE LICENÇA DE INSTALAÇÃO DO TRECHO TERRESTRE DO GASODUTO DE RAIA, EM MACAÉ | Petronotícias
(Publicado em 12/09/2025)