Inicia perfuração na Margem Equatorial

Enquanto ainda aguarda o aval para perfurar na Bacia da Foz do Amazonas, a Petrobrás avança em seu programa exploratório em outro ponto da chamada Margem Equatorial. A empresa iniciou neste mês a perfuração de um novo poço no bloco POT-M-762, na Bacia Potiguar, a 79 km da costa do estado do Rio Grande do Norte. A sonda utilizada na atividade foi a ODN-II, de propriedade da Foresea. O poço está em lâmina d’água de 2.196 metros.

O poço leva o nome técnico de 1-RNS-161, mas é chamado internamente pela Petrobrás de Anhangá. Ele fica perto do poço de Pitu Oeste, que foi recentemente perfurado pela empresa na Margem Equatorial. A informação sobre a perfuração de Anhangá foi confirmada hoje (16) ao Petronotícias pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). O poço começou a ser perfurado no último dia 8.

No final de janeiro, a Petrobrás anunciou que identificou a presença de hidrocarbonetos no poço exploratório de Pitu Oeste. Os resultados, contudo, ainda são inconclusivos quanto à viabilidade econômica da área. A perfuração de Pitu Oeste começou no final de dezembro, também por meio do navio-sonda ODN-II. A lâmina d’água é de 1.180 metros e a profundidade total foi de 4.230 metros.

No Plano Estratégico 2024-2028 da Petrobrás está previsto o investimento de US$ 3,1 bilhões para pesquisa de óleo e gás na Margem Equatorial, onde a companhia planeja perfurar 16 poços nesse período.

 

Fonte: PETROBRÁS INICIOU A PERFURAÇÃO DO POÇO ANHANGÁ, NA MARGEM EQUATORIAL | Petronotícias (petronoticias.com.br)

(Publicado em 16/02/2024)