A MODEC transformou o Brasil em uma base estratégica de capacitação, onde treina equipes internacionais para atuar em projetos da MODEC em novas fronteiras. A empresa desenvolveu o seu centro de excelência em formação profissional, resultado de mais de 20 anos de experiência no pré-sal brasileiro. A empresa já está treinando profissionais da Guiana, Senegal, México e aqui mesmo do Brasil. A companhia japonesa é líder global na construção, afretamento e operação de plataformas flutuantes para produção de óleo e gás, O primeiro grupo de trainees da MODEC na Guiana desembarcou no Rio de Janeiro, em fevereiro deste ano, para participar de um programa intensivo de formação prática, com treinamentos onshore e offshore em unidades operadas pela MODEC no Brasil. A preparação, que teve duração de cinco meses, capacitou esses profissionais para atuarem na operação do Errea Wittu, o primeiro FPSO operado pela MODEC na Guiana, em parceria com a ExxonMobil.
Anna Kac, consultora executiva responsável pelos programas de formação de trainees da companhia, disse que “Nossa atuação com uma das maiores e mais complexas frotas de unidades de produção em águas profundas tem sido essencial para o desenvolvimento de uma equipe técnica altamente qualificada, com habilidades fundamentais e vasta experiência operacional. É justamente esse conhecimento que queremos transmitir aos novos talentos, proporcionando a eles uma formação sólida com base na prática, na excelência operacional e nos mais altos padrões de segurança e eficiência. Esses jovens saem preparados para contribuir com os desafios atuais e futuros da indústria offshore. A MODEC está, sem dúvida, consolidando sua posição como referência de formação de talentos, e isso é algo que precisa ser celebrado e compartilhado.”
Joseph Evans (esquerda), trainee da Guiana de Engenharia Elétrica que participou do programa, considera a jornada transformadora. “Na primeira etapa, no Brasil, nós passamos por uma imersão no setor de óleo e gás, e eu tive a experiência marcante de embarcar em um FPSO pela primeira vez para observar de perto as operações. Recebi o apoio do time da MODEC no Brasil, que compartilhou os seus conhecimentos e demonstrou, na prática, os valores da companhia e a integração entre os times onshore e offshore. Agora, estou muito animado para a próxima etapa, em Singapura, quando vou participar das operações de comissionamento e aprofundar meus conhecimentos junto de outros engenheiros mais”, disse.
Para Kegan Howard (direita), trainee de Gestão Comercial e de Contratos da MODEC na Guiana, “Essa fase no Brasil foi uma experiência enriquecedora e transformadora. Trabalhar com um time experiente e acolhedor no país me ajudou a entender mais sobre os aspectos técnicos e comerciais da indústria de óleo e gás. Além do aprendizado profissional, viver aqui foi uma oportunidade única de imersão cultural, o que favoreceu a minha habilidade de adaptação e de comunicação com pessoas de outras origens. Agora, me sinto preparado para a próxima etapa do programa, com o time de Pré-Operações. Estou motivado para continuar aprendendo, me desenvolvendo e contribuir para o sucesso do FPSO Errea Wittu.”
A vinda de jovens guianenses para o Brasil repete a fórmula de sucesso já realizada com trainees de Senegal – que passaram por períodos de formação aqui antes de integrarem a equipe da primeira plataforma da história do Senegal, o FPSO Léopold Sédar Senghor (esquerda). Com foco em desenvolvimento humano e excelência técnica, a MODEC reforça seu compromisso com a valorização de pessoas e investimento em talentos para uma indústria offshore ainda mais qualificada, segura e preparada para seus desafios.
(Publicado em 04/09/2025)