A MODEC possui seu próprio laboratório de calibração, com excelência operacional na sua base de Macaé, no Norte Fluminense. A empresa é primeira e única afretadora de FPSO no setor de óleo e gás a contar com uma instalação com tecnologia de ponta, representando um avanço significativo na busca por excelência em medições e calibrações. Em 2023, a primeira acreditação do laboratório pelo Inmetro completou cinco anos. A estrutura foi construída no bairro de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro, onde operou até agosto de 2023, quando foi transferida para Macaé, com autorização para operar a partir de setembro. Ao todo, a MODEC já investiu cerca de R$ 20 milhões no laboratório.
“Estamos orgulhosos do nosso próprio laboratório de calibração, representando um grande avanço para a indústria de óleo e gás. Mantemos um compromisso constante de liderar o caminho de inovações, buscando melhorias em todas as áreas de nossa empresa“, disse o Gerente de Execução da Manutenção, Fernando Costa.
O laboratório tem acreditação para atuar nas grandezas de elétrica, dimensional, pressão e temperatura e seu foco é a calibração e inspeção de diversos equipamentos e instrumentos de precisão, como transmissores de pressão e temperatura, instalados a bordo das unidades da Modec. A calibração de instrumentos é um procedimento que permite verificar se os equipamentos de medição utilizados estão aptos para o processo e que os valores apresentados por eles sejam os mais exatos e não vão interferir na operação. A calibração de equipamentos trabalha com a chamada estimativa de incerteza, que demonstra a confiabilidade do resultado de uma medição. Portanto, quanto menor é a incerteza de medição, maior é a confiabilidade do resultado. O laboratório da MODEC, possui uma Capacidade de Medição e Calibração (CMC) referência entre os laboratórios acreditados, com incertezas próximas às aplicadas pelos laboratórios do próprio Inmetro.
Ter o próprio laboratório elimina a dependência externa de empresas especializadas em medição e calibração destes instrumentos e com uma confiabilidade maior, tanto pelos equipamentos de ponta como com a mão de obra especializada do corpo técnico da MODEC. Para a empresa, essa iniciativa é estratégica não só otimiza os recursos da MODEC, mas também por garantir um atendimento ágil e controle de qualidade superior em todas as fases de suas operações. Um dos idealizadores do projeto, o Técnico em Metrologia Allan Verdam, participou de todas as etapas da implementação do laboratório. Há quase 10 anos na MODEC, ele comemora a consolidação do trabalho: “Hoje eu vejo o laboratório consolidado, respeitado na empresa. Ouço da liderança a bordo que conseguimos atacar um gargalo que eles tinham. O que demorava seis meses no fornecedor, o laboratório entrega em até dois meses, podendo ainda ser reduzido dependendo dos trâmites logísticos. Nenhuma concorrente do mesmo seguimento tem uma estrutura com essa magnitude, visando qualidade nos serviços, controle e redução de custos. Fico profundamente lisonjeado por fazer parte desse projeto.“
(Publicado em 11/03/2024)