Navio sonda chega à costa para simulado na Foz

O navio-sonda ODN-II, de propriedade da Foresea, chegou na noite de segunda-feira (18) ao bloco FZA-M-59, em águas profundas do Amapá. A unidade será utilizada pela Petrobrás na chamada Avaliação Pré-Operacional (APO), prevista para começar no dia 24 de agosto. A atividade é a última etapa do processo de licenciamento ambiental antes da autorização do Ibama para a perfuração no bloco.

Durante a APO, o Ibama verificará se a Petrobrás atende às medidas estabelecidas nos Planos de Proteção e Atendimento à Fauna e no Plano de Emergência. O exercício inclui a simulação de uma resposta a incidente, quando serão analisados pontos como eficiência dos equipamentos, rapidez na execução, cumprimento dos prazos de atendimento à fauna e comunicação com autoridades e partes interessadas.

A atividade contará com mais de 400 profissionais e contará com recursos logísticos como embarcações de apoio, helicópteros e a própria sonda, posicionada no local onde o poço será perfurado. A APO permitirá à Petrobrás demonstrar sua capacidade de resposta e, caso aprovada, habilitará a empresa a obter a licença para perfuração.

Atuaremos nesse simulado com os rigorosos protocolos de segurança e prontidão que praticamos em todas as atividades da Petrobrás. Estamos levando para o Amapá a maior estrutura de resposta a ocorrências já mobilizada pela companhia. A confirmação da existência de petróleo na Margem Equatorial poderá abrir uma importante fronteira energética para o país, que se desenvolverá de forma integrada com outras fontes de energia e contribuirá para que o processo de transição energética ocorra de forma justa, segura e sustentável”, declarou a presidente da Petrobrás, Magda Chambriard.

 

Fonte: NAVIO-SONDA ODN-II CHEGOU À COSTA DO AMAPÁ PARA FAZER SIMULADO NA BACIA DA FOZ DO AMAZONAS | Petronotícias

(Publicado em 19/08/2025)