Nova ferrovia entre RJ e ES

O projeto de uma nova ferrovia ligando o Rio de Janeiro ao Espírito Santo, apresentado pelo governador fluminense Cláudio Castro em reunião com o Presidente do Brasil, promete transformar o cenário do transporte de cargas na região e impulsionar a economia local.

A proposta da Estrada de Ferro 118, com potencial de gerar 6.000 empregos diretos e indiretos e arrecadar cerca de 457 milhões de reais em impostos, visa conectar de maneira eficiente os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com duas opções de eixos, a ferrovia facilitará o escoamento de produções agrícolas e minérios de ferro, fortalecendo as conexões econômicas entre os estados.

Detalhes dos eixos propostos:

Opção A: Estende-se do Porto do Rio de Janeiro ao Porto de Tubarão no Espírito Santo, interligando ao Porto do Aço no Rio e ao Central no Espírito Santo. Este eixo requer um investimento de aproximadamente 7,8 bilhões de reais.

Opção B: Liga São João da Barra, no Rio, a Anchieta, no Espírito Santo, atravessando 8 municípios. Mais econômica, esta opção tem um custo estimado em 2,5 bilhões de reais e faz parte da extensão do corredor centro-oeste.

Benefícios do transporte ferroviário de cargas

A nova ferrovia é uma alternativa eficiente ao transporte rodoviário, oferecendo vantagens como menor custo energético, redução de acidentes de trânsito e maior capacidade de carga. O investimento em transporte ferroviário é crucial para o desenvolvimento sustentável e a redução da dependência do transporte rodoviário na região.

A implementação desta ferrovia é um passo significativo para o desenvolvimento econômico do Sudeste. A região, já estratégica economicamente, ganhará um impulso adicional com a melhoria da infraestrutura de transporte, facilitando o comércio e o desenvolvimento industrial.

Expectativas e próximos passos

Com a união dos esforços governamentais e o apoio da presidência, o projeto da ferrovia entre Rio e Espírito Santo avança com expectativas positivas. O foco agora está na escolha dos eixos, detalhamento do projeto e início das etapas de implementação.

A nova ferrovia entre Rio de Janeiro e Espírito Santo é uma promessa de renovação para o transporte de cargas na região, abrindo novas oportunidades econômicas e fortalecendo a infraestrutura do Sudeste brasileiro. O projeto, além de melhorar a eficiência logística, também contribuirá para a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento socioeconômico dos estados envolvidos.

 

Fonte: Nova ferrovia conectará Rio de Janeiro e Espírito Santo: um impulso no transporte de cargas e desenvolvimento regional com potencial de gerar 6 mil empregos (clickpetroleoegas.com.br)

(Publicado em 10/01/2024)