Um novo campo no portfólio da Petrobrás. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) aprovou a declaração de comercialidade do campo de Manjuba, na Bacia de Campos. O campo nasceu a partir do bloco Norte de Brava, operado pela Petrobrás (100%).
Para lembrar, o bloco Norte de Brava foi adquirido pela Petrobrás em dezembro do ano passado, no primeiro ciclo da Oferta Permanente da Partilha. O reservatório do novo campo é compartilhado entre a concessão do campo de Albacora (também na Bacia de Campos) e o contrato de partilha de produção para Norte de Brava.
A ANP também aprovou a declaração de comercialidade do campo de Muriqui, na Bacia do Espírito Santo, apresentada pelo consórcio BGM/Campo Petróleo e Gás. O novo campo é oriundo do bloco ES-T-496, arrematado na 11ª Rodada de Licitações da ANP, em 2013.
De acordo com as informações divulgadas pela ANP, além de Manjuba e Muriqui, outros seis campos foram declarados comerciais em 2023: Águia Real, na Bacia do Espírito Santo (Capixaba Energia); Fazenda Sori, na Bacia do Recôncavo (Brasil Refinarias); Lagoa Parda Sul, na Bacia do Espírito Santo (Imetame); Rio Joanes e Camaçari, na Bacia do Recôncavo (Creative Energy); e Piaçabuçu, em Alagoas (Perícia Engenharia e Construção).
(Publicado em 14/11/2023)