A Omni Unmanned, divisão de drones do Grupo Omni Helicopters International (OHI), participará da Rio Pipeline & Logistics 2025 para apresentar suas soluções inovadoras de inspeção e monitoramento de dutos. A empresa já atua no setor de óleo e gás, oferecendo soluções que combinam tecnologia de ponta, eficiência e segurança. A Rio Pipeline é um dos principais eventos da cadeia de dutos e logística, com a presença de especialistas de todo o mundo. Os drones da Omni, de dimensões entre 2,5 e 3 metros, operam à combustão e oferecem autonomia superior a 100 km, chegando a mais de 500 km em determinados modelos. Essa tecnologia permite operações em locais de difícil acesso, como gasodutos em áreas remotas da Amazônia, e amplia significativamente a eficiência e a segurança em campo.
Roberto Coimbra, CEO da Omni Unmanned, explicou que “A Nossa presença no Rio Pipeline reforça o posicionamento inovador da Omni Unmanned. Oferecemos tecnologia de ponta e sustentabilidade. Nossos drones substituem helicópteros em diversas missões, resultando em redução de 90% a 95% das emissões de carbono, além de consumirem muito menos combustível.”
Entre as soluções apresentadas pela empresa estão:
- Monitoramento aéreo contínuo para detecção de vazamentos e anomalias;
- Inspeção visual de alta resolução, com câmeras RGB, térmicas e zoom de até 50x;
- Mapeamento 3D com LiDAR, garantindo alta precisão;
- Detecção subterrânea com GPR (Ground Penetrating Radar);
- Transporte de pequenas cargas offshore;
- Monitoramento marítimo e ambiental, incluindo detecção de vazamentos de óleo (oil spill).
A empresa também vai apresentar o caso de sucesso do primeiro voo civil de longo alcance com drones no Brasil, realizado pela Omni: um percurso de 190 km entre Macaé e uma plataforma offshore no litoral fluminense, demonstrando sua capacidade BVLOS (Beyond Visual Line of Sight). Outro diferencial competitivo da Omni Unmanned é a sua vantagem regulatória: foi a primeira a operar drones de Classes 1 e 2, em parceria com a Petrobrás.
“Já estamos vivendo o futuro da inspeção de dutos e da aviação não tripulada no setor de energia. A Omni Unmanned está preparada para liderar esse movimento, oferecendo soluções robustas, seguras e sustentáveis”, complementa Coimbra. “A Rio Pipeline é uma oportunidade para reforçar o posicionamento da Omni Unmanned como pioneira em mobilidade aérea não tripulada na América Latina e sua força dentro de um Grupo já consolidado por operações onshore e offshore com helicópteros.”
(Publicado em 04/09/2025)