Mudanças no calendário das licitações da Petrobrás que prevê a contratação de dois navios-plataformas (FPSOs) para o Projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP). A estatal adiou o novamente o prazo final para recebimento de propostas. Quando foram lançados, no ano passado, os editais previam que o prazo final para recebimento de propostas seria em 14 outubro. Depois, a Petrobrás estendeu a data para 15 de janeiro. Agora, a estatal ampliou o prazo para o dia 14 de junho.
Segundo uma fonte ouvida pelo Petronotícias, o novo adiantamento pode dar tempo de mais empresas se prepararem para participar da concorrência. Além disso, o prazo extra também vai facilitar na busca de alternativas de financiamento desse porte.
Os dois FPSOs terão a capacidade de produzir 120 mil barris de óleo por dia. A unidade SEAP-I será capaz de processar 12 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, enquanto que SEAP-II poderá processar 10 milhões de metros cúbicos de gás diários. Para a plataforma SEAP-1, o conteúdo nacional exigido será de 40%. Já para a unidade SEAP-II, o conteúdo local será de 30%. As duas plataformas deverão ser afretadas para a Petrobrás por um prazo de 7.762 dias.
Para lembrar, a primeira tentativa de contratar a plataforma SEAP I terminou sem sucesso. A concorrência foi realizada no chamado modelo BOT (build-operate-transfer). Nessa modalidade, a licitante vencedora constrói e opera o navio por um período inicial e, posteriormente, transfere a planta para a petroleira. A Ocyan fez a única proposta no processo, mas as negociações com a Petrobrás não avançaram.
(Publicado em 19/02/2024)