Petrobras anuncia eólicas offshore

A Petrobras anunciou um portfólio de projetos de eólica offshore de 23 GW. Petroleira entrou com pedido de licenciamento de dez projetos, afirmou nesta quarta (13/9) o presidente da empresa, Jean Paul Prates. Do total, sete áreas estão no Nordeste, duas no Sudeste e uma no Sul. Atualmente o Ibama tem 189 GW em projetos em avaliação.

E avalia aquisições. O diretor de Transição Energética, Maurício Tolmasquim, ressaltou que os investimentos na geração renovável passam pela análise da compra de parques eólicos onshore e o desenvolvimento de novos projetos em parceria com outras empresas:

– “A gente está olhando também a possibilidade de, no exterior, entrar minoritariamente em parques eólicos offshore para, enquanto não sai a lei no Brasil, a gente ganhar experiências. Então, a gente está analisando também. Mas o nosso foco maior é aqui no Brasil”

Parceria com a WEG. Empresas anunciaram nesta quarta (13/9) um acordo para o desenvolvimento de um aerogerador onshore com capacidade de 7 MW. Será a maior turbina eólica fabricada no Brasil. 

– A petroleira investirá R$ 130 milhões no projeto. A WEG prevê que o aerogerador poderá ser produzido em série a partir de 2025.

– A Petrobras justifica o investimento sob a alegação de que espera ampliar seu conhecimento tecnológico para aplicação posterior na geração eólica offshore. Na véspera, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que conta com a Petrobras para ajudar no desenvolvimento da cadeia produtiva do setor.

 

Fonte: Petrobras anuncia eólicas offshore e avalia aquisições em terra (epbr.com.br)

(Publicado em 14/09/2023)