Petrobras quer poço no RN

A Petrobrás está na expectativa de conseguir, em breve, a licença para perfurar um poço na promissora bacia da Foz do Amazonas, dentro da Margem Equatorial. Enquanto isso, a empresa também se prepara para iniciar a perfuração de um terceiro poço exploratório em águas profundas na Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte.

O novo poço, denominado Mãe Ouro, está localizado a cerca de 52 km da costa e a mais de 2 mil metros de profundidade, e também fica dentro da Margem Equatorial – área que se estende desde o litoral do Rio Grande do Norte até o Amapá.

O anúncio da nova perfuração aconteceu durante recente reunião entre a presidente da Petrobrás, Magda Chambriard, e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. As diretoras da Petrobrás Sylvia dos Anjos (Exploração e Produção) e Angélica Laureano (Transição Energética e Sustentabilidade) também participaram do encontro.

Segundo a companhia, os levantamentos sísmicos já realizados apontam forte potencial de descoberta de petróleo, o que poderá viabilizar a produção por meio da formação de um cluster offshore. A previsão é que o navio-sonda chegue em janeiro para realizar a perfuração do poço Mãe Ouro, após autorização do Ibama.

Para lembrar, a Petrobrás já perfurou outros dois poços na Bacia Potiguar, denominados Pitu Oeste e Anhangá, sendo que em ambos a estatal anunciou que encontrou indícios de petróleo. A petroleira agora está realizando análise de viabilidade técnico-comercial das descobertas.

Estamos muito felizes com essa notícia de novos investimentos da Petrobras na Bacia Potiguar. A perfuração desse terceiro poço sinaliza o compromisso da companhia em desenvolver a exploração de petróleo e gás na Margem Equatorial, trazendo grande potencial de desenvolvimento econômico para o Rio Grande do Norte, com geração de emprego e renda para o nosso povo”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

A presidente Magda Chambriard deve retornar ao Rio Grande do Norte no mês de outubro, quando serão discutidos novos investimentos e parcerias.

 

Fonte: PETROBRÁS QUER ACELERAR ATIVIDADES NA MARGEM EQUATORIAL COM NOVO POÇO NA COSTA DO RIO GRANDE DO NORTE | Petronotícias

(Publicado em 26/08/2025)