Primeiro navio-tanque de CO2 líquido

Bernhard Schulte encomendou seu primeiro navio-tanque de CO2, uma nova construção em Dalian Shipbuilding Offshore (DSOC) para mostrar tecnologia de captura de carbono e portos verdes.

O grupo Bernhard Schulte encomendou um novo navio-tanque de CO2 líquido com entrega prevista para 2026. O navio será construído na Dalian Shipbuilding Offshore (DSOC) e apresentará tecnologias projetadas para reduzir a pegada de carbono. Com um contrato de fretamento de longo prazo com a Northern Lights, a iniciativa demonstra o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a redução das emissões de carbono.

A nova encomenda é o primeiro navio deste tipo para a frota de Bernhard Schulte e o quarto transportador de dióxido de carbono líquido para a Northern Lights. A joint venture, que pertence à Shell, TotalEnergies e Equinor, já encomendou três navios, com dois em construção na DSOC e um terceiro encomendado recentemente em setembro deste ano, fortalecendo o compromisso das empresas com a redução das emissões de carbono.

Expansão do portfólio de frota de Bernhard Schulte com foco em CO2 líquido

Encomendar este navio é um passo emocionante na expansão do portfólio de frota de Bernhard Schulte em um futuro segmento inovador de petroleiros. Estamos ansiosos para fazer parte do projeto líder da indústria Northern Lights para fornecer infraestrutura de transporte e armazenamento de CO2 líquido, gás carbônico liquefeito, dióxido de carbono líquido, disse Ian Beveridge, CEO da Bernhard Schulte.

Parcerias estratégicas para o transporte de CO2 líquido

‘Este acordo marca outro marco importante para nós. A CCS é uma forma segura e eficiente de lidar com as emissões e é fundamental para cumprir as metas climáticas. Estamos entusiasmados em ver Bernhard Schulte entrando agora no negócio de CO2 líquido, gás carbônico liquefeito, dióxido de carbono líquido, pois são necessárias parcerias sólidas para ter sucesso. Acreditamos fortemente na colaboração tripartida entre Northern Lights JV, DSOC e Bernhard Schulte’, afirma Børre Jacobsen, Diretor Geral da Northern Lights.

Tecnologia inovadora para reduzir as emissões de CO2 no transporte marítimo

Northern Lights está se desenvolvendo uma solução de transporte de CO2 baseada em navios e implementou tecnologias inovadoras no design do navio para reduzir as emissões de CO2 provenientes do transporte marítimo. O principal combustível para os navios será o GNL. Combinados com outras tecnologias comprovadas, como velas de rotor assistidas pelo vento e lubrificação a ar, os navios terão uma pegada de carbono cerca de 34% menor em comparação com navios convencionais que funcionam com combustível marítimo.

Especificações do navio para transporte de CO2 líquido

  • Capacidade: 7.500 m3 de CO2 líquido, gás carbônico liquefeito, dióxido de carbono líquido
  • Dois tanques de carga cilíndricos
  • Comprimento: 130 metros
  • Condições de transporte de carga: pressão máxima de 19 bar(g) e temperatura mínima de -35°C
  • Pegada de carbono 34% menor do que navios movidos a combustível convencional
  • GNL Dual Fuel, assistido pelo vento vela do rotor e lubrificação do ar

 

Fonte: Bernhard Schulte encomenda seu primeiro navio-tanque de CO2 líquido: um marco na indústria do armazenamento de dióxido de carbono. – CPG Click Petroleo e Gas

(Publicado em 14/12/2023)