A companhia norueguesa Solstad Offshore (SOFF) recebeu a aprovação do conselho de administração para o envio de uma embarcação do tipo AHTS (Anchor Handling Tug Supply) para cumprir um contrato de longo prazo com a Petrobrás.
O acordo, que havia sido anunciado em maio, foi agora formalizado. Trata-se de um contrato de quatro anos para a embarcação Normand Turquesa, com início previsto para fevereiro de 2026. O valor total do contrato é de aproximadamente US$ 84 milhões.
Construído em 2007, o Normand Turquesa tem projeto UT 722 L e capacidade para acomodar até 30 pessoas. Com esse novo compromisso, a embarcação permanecerá totalmente contratada até fevereiro de 2030, segundo a Solstad.
Outras duas embarcações da frota da empresa, Normand Sigma e Normand Sirius, também tiveram suas designações aprovadas pelo conselho no início de junho, dois meses após os anúncios iniciais. As operações com os dois navios estão previstas para começar no primeiro trimestre de 2026, com contratos que terão duração de quatro anos e valor bruto combinado de aproximadamente US$ 210 milhões.
(Publicado em 10/07/2025)